Thursday, December 22, 2016

Bolo 3 delícias do Algarve....2ª tentativa - a receita


Olá! Apresento-vos a segunda tentativa do bolo 3 delícias. Vou ser honesta e confesso que ainda há ajustes a fazer. Parece que eu tenho medo da alfarroba e acabo por cortar nas quantidades, talvez por ter provado alguns bolos que tinham o ingrediente em excesso ao ponto da textura se tornar áspera. Portanto, o base do bolo devia ter ficado mais escurinha, com um sabor mais marcado. Vão-me desculpar por ainda não apresentar a versão definitiva. Mas esta dá para safar e até foi gabada. Devo avisar que fiz uma quantidade pequena, o bolo é baixinho. Como estou numa fase de experiências, prefiro fazer quantidades menores. Usei uma forma com 23 cm de diâmetro.

Geleia de figo

Ingredientes
250 gr. de figo
100 gr. de açúcar
Casca de limão

Preparação
Eu fiz a geleia um pouco a olhómetro mas dou-vos quantidades para vocês se orientarem melhor. Comecei por colocar os figos de molho em água durante 2 horas aproximadamente. Não é obrigatório, podem cozê-los secos, eu é que gosto de os amolecer antes. Num tacho, pus os figos juntamente com a água onde os demolhei, o açúcar e a casca de limão e levei ao lume. Cozi-os até ficarem molinhos e a água reduzir bastante, até ficar uma calda no fundo do tacho. Reduzi a puré, grosseiramente, com a varinha mágica, e voltei a colocar no lume até ferver.

Bolo de amêndoa

Ingredientes
100 gr. de amêndoa moída
150 gr. de açúcar
30 g de manteiga
1 dl de água
3 gemas
1 ovo

Preparação
Levei a água e o açúcar ao lume até ferver. Despejei a calda por cima da amêndoa e da manteiga, misturando muito bem até a manteiga amolecer. Adicionei o ovo e as gemas e bati. Levei ao forno,  160º-180º em forma barrada com manteiga e com o fundo forrado com papel vegetal. Cozeu rapidamente, portanto verifiquem a cozedura com um palito.

Bolo de alfarroba

Ingredientes
100 gr. de amêndoa
70 gr. de açúcar amarelo
70 gr. de farinha de alfarroba
30 gr. de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo com fermento
3 ovos

Preparação
Amoleci a manteiga, juntei aos ingredientes secos e juntei os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Foi ao forno, 160º-180º, em forma barrada com manteiga e com o fundo forrado com papel vegetal.

No fim, desenformei ambos os bolos, já arrefecidos. Coloquei o bolo de alfarroba como base, barrei-o levemente com o doce de figo e coloquei o bolo de amêndoa por cima. Cobri generosamente com o doce de figo. Ficou bonitinho, não acham? Mas vou ter que voltar à carga...

3 comments:

  1. Uau, eu sou do Algarve e nunca fiz este bolo, tenho que experimentar, ficou lindoooo! parabéns! bjs
    http://www.iguaria.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá! Ainda não me dê os parabéns...Esta foi a minha segunda tentativa e o bolo ainda não ficou no ponto. A apresentação de facto está similar mas o sabor ainda não é fiel áquela maravilha que vou comendo por terras algarvias. Vou ter que trabalhar noutra versão! Beijinho.

      Delete
    2. Ficamos a aguarda a terceira tentativa. obg

      Delete