Friday, March 6, 2015

Massa folhada passo a passo


Olá! Voltei para vos fornecer a receita da massa folhada. É importante começar por explicar que fiz a massa durante o Inverno. É um detalhe significativo porque durante a confecção da massa folhada, a manteiga deve estar sempre fria, consistente. Manteiga derretida não serve. Logo, fazer a massa num ambiente fresquinho facilita o processo. Não estou a dizer que não devam arriscar durante outras estações mais quentinhas, apenas quero que percebam que parte do trabalho é manter a manteiga fria e dura. Se virem alguns vídeos explicativos, no Youtube por exemplo, irão reparar que as indicações apontam para e necessidade de despender várias horas a fazer a massa porque, entre cada volta, a massa fica a repousar aprox. 1 hora no frigorífico. No meu caso, por a manteiga se manter relativamente dura, eu "aldrabei" um pouco e o tempo de repouso foi mais curto. Ou seja, não deu assim tanto trabalho como inicialmente pensei. Vamos lá começar!

Ingredientes:
300 gr de farinha
250 gr. de manteiga com sal
Água fria

O primeiro passo foi cortar o bloco de manteiga fria em cubos pequenos (1) e deixá-los a refrescar no frigorífico até a massa base estar preparada. Numa tigela, deitei as 300 gr. de farinha e juntei água fria até formar bola, amassando sempre (2-3). A bola deve ficar macia e elástica e descolar das paredes da tigela. Coloquei a massa no frigorífico a refrescar um bocadinho (4). De seguida, com o rolo, estiquei a massa na bancada e cobria-a com os cubos de manteiga (5-6) e comecei as dobras. Primeiro, puxando um dos lados para o centro da massa e depois fechei por cima dessa metade com o outro lado (7), selando depois as pontas para que a manteiga não saísse para fora (8). Voltei a esticar a massa (9), puxei os lados desta para o centro (10) e fechei como um livro (11). Foi ao frigorífico, tapada com folha de alumínio. Passados 20 minutos, voltei a esticar a massa (12) e a dobrá-la como nos passos 10 e 11. Voltou ao frigorífico, estiquei, dobrei. Acho que dei 4-5 voltas à massa. Tenham em atenção que a manteiga não é suposto entranhar totalmente na farinha. O que faz a massa folhar é a camada de manteiga entre as camadas de massa. Daí que a quantidade de voltas a dar vai depender também da forma como a manteiga está a entrar na massa. Por isso, não exagerem.

Na última volta, deixei a massa dobrada como se fosse uma toalha. E dá para ver as várias camadas. Tapei com película aderente e levei a refrescar. Podem congelar se não a usarem de imediato. Antes de esticarem a massa, não se esqueçam de a tirar com antecedência do frigorífico para que não esteja tão dura. O resultado foi muito bom. Nota-se logo uma diferença de sabor em relação à massa de compra, da qual também gosto. A presença da manteiga é óbvia. E o cheiro enquanto coze é maravilhoso e ficou leve depois de cozida. Podem ver o aspecto final neste post. Se tiverem alguma dúvida e algo estiver mal explicado, estejam à vontade para perguntar. Até breve!


No comments:

Post a Comment