Monday, December 30, 2013

The Great American Disaster 5,6/10



Com o fim do ano a aproximar-se, faço a última crítica gastronómica de 2013. Em lisboa, no Marquês de Pombal, num daqueles prédios com vista para a rotunda, há um dinner de inspiração americana, estilo retro, anos 50-60 chamado Great American Disaster. Soube da sua existencia por um irmão e logo me despertou a curiosidade, não pela comida mas pelo estilo de decoração. Eu gosto muito da estética dos anos 50-60 e fiquei super curiosa. Ainda por cima, recentemente, voltaram a transmitir o "Back to the future" na TV, filme que me diverte sempre e ainda mais inflamada ficou a vontade de lá ir. Como podem ver pela última foto (retirada de internet, não me pertence), tem mobília, posters, mosaicos típicos da época. As moças que nos serviram vestiam fardas como as que vemos nos filmes, um vestido com uma saia meio rodada. Em termos de ambiente, de apresentação geral, até acho que podiam melhorar. Está engraçado mas a decoração parece-me um pouco fria, meio industrial. Devia ser mais colorida e alegre. Uma jukebox ficaria a matar! E que tal música ambiente? Curiosamente, no dia em que fui lá almoçar, a música "Mr. Sandman" não me saía da cabeça. Não ouvimos essa nem nenhuma, infelizmente. Têm espaço para melhorar e aqui vos deixo estas sugestões. Quanto à comida, as expectativas não eram muito elevadas. É um restaurante de fast food estilo americano e daí que não esperava lamber as beiças com o pitéu. E foi isso que aconteceu, não lambi as beiças de felicidade. Para a mesa, como entrada, veio dois pãezinhos de alho com queijo e tomate, bem quentes, saborosos quanto baste, um pouco molengões e de apresentação pouco cuidada. Para prato principal, pedi um "Cream Cadillac", ou seja, um hamburguer no prato com um delicioso molho de natas de chorar por mais. Isto do chorar por mais é a conversa que está incluída na descrição do prato no menú. Os meus olhos ficaram numa secura tremenda por me terem servido um molho de "natas" saído directamente do pacote Knorr. A alface, como podem ver na foto, era pouco fresca, tinha umas folhas manhosas e as batatas fritas eram das congeladas. A carne em si, o hamburguer, era bastante fino e tive dificuldade em sentir-lhe o sabor, o molho não ajudou na tarefa. O meu irmão, pediu um hamburguer com chili. Ficou mais satisfeito que eu. O preço dos hambuguers varia entre os €6.50 - €7.50, nada de exorbitante, mas mesmo por esse preço estava à espera de mais cuidado na preparação da comida. Claro que comparando com outra experiência que tive ao estilo americano, no Hard Rock Café, onde me senti roubada pela má comida e preços elevados, o GAD não me deixou de amargo na boca mas não tenciono voltar. Tenho consciência que há muito mais no menú para experimentar, nomeadamente pizzas, batidos e bifes. Mas se nem um simples hambuguer foram capazes de confeccionar de forma satisfatória, como vou ter vontade de regressar? É um espaço agradável, a nível estético, mas nem isso me entusiasmou. Aviso-vos que este restaurante tem muito movimento, formam-se filas para arranjar mesa e o ambiente é algo ruidoso, já que o espaço não é muito grande e está bem preenchido de mesas. Se não querem esperar, não apareçam muito depois das 12horas.  


E aqui vai a música "Mr Sandman":
 

4 comments:

  1. Existem pessoas que mesmo perante todos os avisos insistem em correr riscos. Sinceramente o que se poderia esperar de um restaurante com este nome? A friggin disaster indeed...

    ReplyDelete
  2. O hábito não faz o monge, logo o nome não devia espelhar necessariamente a qualidade da comida.

    ReplyDelete
  3. ...mas deveria pelo menos ter servido de aviso... a comida "American", salvo algumas honrosas excepções ainda por descobrir, é na maior parte das vezes um "disaster".

    ReplyDelete
  4. Eu sou aventureira e gosto de dar, pelo menos, uma oportunidade. Não gostei, não volto. Eles é que perdem.

    ReplyDelete