Monday, March 24, 2014

Gnocchis de batata caseiros - Receita passo-a-passo da massa

1 - A massa depois de misturada (não amassada)
2 - A massa fica ligeiramente peganhenta
3 - Rolo de massa
4 - A massa já cortada em porções
5 - As marcas típicas dos gnocchis

Continuando com a aventura no mundo das massas italianas, apresento-vos os meus gnocchis de batata. Fiz uma breve pesquisa na internet para aprender os básicos da confecção e fiquei a saber que:
  • não convém adicionar demasiada farinha ou correm o risco de ficar com calhaus
  • não convém adicionar pouca farinha ou correm o risco de os gnocchis "evaporarem" na água da cozedura
  • A massa não pode ser amassada. Os ingredientes são envolvidos delicadamente, já que a intenção não é desenvolver o glutén da farinha, tornando a massa elástica e pesadona
  • as batatas devem ser cozinhadas com um método que as impeça de absorver água, ou seja, cozidas com casca, no forno sobre uma cama de sal ou cozidas com a casca em água
São os principais cuidados que devem ter e que são sublinhados repetidamente nos vários sites de receitas. Eu devo ter escolhido muito bem a receita, pois a massa saíu bem à primeira!

Ingredientes
500 gr de batatas cozidas (usei as que tinha em casa, roxas para puré)
125 gr. de farinha sem fermento
1 ovo
Sal e temperos a gosto

Preparação
Para a cozedura das batatas, escolhi fazê-lo em água, com a casca. Assim que cozeram, descasquei-as ainda quentes e esmaguei-as (passe-vite ou um esmagador próprio para o efeito) de imediato, pois dizem que a massa deve ser feita com as batatas ainda quentes e eu não os quis contrariar desta vez. Juntei a farinha, o ovo batido, o sal e os temperos (pus pimenta preta e noz moscada). Com as pontas dos dedos, envolvi bem sem amassar para que os ingredientes ficassem bem misturados. Fiz uma bola (1) e reservei enquanto preparava a base para formar os gnocchis. Numa tábua enfarinhada, tirei porções de massa, que estava um pouco peganhenta (2), e enrolei-a com os dedos até formar um cilindro comprido (3). Como a base estava bem enfarinhada, a massa não se pegou minimamente. Com uma espátula ou uma faca, cortei pequenas porções, cada uma delas correspondente a um gnocchi (4). Aperfeiçoei um pouco a forma do bolinho de batata, arredondando os cantos e com um garfo fiz as suas marcas típicas (5). Antes de formarem muitos gnocchis, convém testarem primeira a massa. Eu tive sorte e os primeiros que moldei, cozeram sem problemas, não se desfizeram na água, o que significa que não tinham falta de farinha. Caso tenham algum problema, adicionem um pouquinho mais de farinha à massa e voltem a testar. No entanto, penso que se seguirem as doses que indiquei na receita, não terão problemas. Se não forem cozinhar as massas de imediato, façam como eu e congelem, fazendo camadas de gnocchis lado a lado, separadas por folhas de papel vegetal. Não precisam descongelar os gnocchis antes de os colocar na água a ferver. É fácil saber quando estão cozidos. Quando os colocam na panela ou tacho, estes vão ao fundo e flutuam quando cozidos. Num post futuro irei colocar o resultado final dos meus gnocchis, já cozinhados, com um molho catita. Fiquem atentos!

No comments:

Post a Comment