Wednesday, April 3, 2013

Quiche de codorniz

 

Eu e o Mr. Fofo resolvemos voltar a fazer uma quiche. Caso não se lembrem, já tinha colocado no blog uma receita de quiche de bacalhau. A receita base é a mesma, com a diferença de esta levar codornizes, cubinhos de bacon e outros vegetais. Para vossa comodidade, vou reproduzir novamente os ingredientes, com as devidas alterações e a inclusão da receita da massa quebrada que eu decidi fazer em substituição da versão industrial da outra receita.

Ingredientes da quiche:
Massa quebrada
350 gr. de carne de codorniz cozida
Bacon cortado em cubos
Cenouras cozidas
Feijão verde cozido
2 dentes de alho
1 cebola média
1 dl de leite
3 dl de nata espessa
4 ovos
Azeite
Queijo ralado
Salsa, noz moscada, pimenta rosa e preta, 1 pitadinha de sal

Receita da massa quebrada:
250 gr. de farinha
150 gr, de manteiga
1 ovo 

Preparação da massa:
Numa tijela, juntei todos os ingredientes, a farinha, a manteiga amolecida e o ovo. Amassei bem até ficar em bola moldável e a despegar da tigela. Cobri a massa com película aderente e ficou a repousar no frigorífico durante uma hora. Para estender foi precisa alguma paciência porque a massa quebrada, como o nome indica, facilmente quebra, parte-se. Foi um trabalho conjunto com o Mr. Fofo que me ajudou a estender a massa e a calcar e remendar as zonas mais quebradiças. Admito falta de experiência nestas andanças, foi a primeira vez que fiz esta massa mas mesmo assim correu muito bem! A tarteira ficou devidamente coberta e a massa, depois de cozida, estava leve e saborosa. E cheirava maravilhosamente.
  
Preparação da quiche:
O Mr. Fofo cozeu as codornizes em água sem qualquer tempero porque este foi adicionado mais tarde ao recheio da quiche. A carne das aves, já desossada, foi a refogar em azeite com os 2 dentes de alho esmagados, a cebola e a salsa picada. Deixei cozer um bocadinho e depois adicionei a cenoura e os feijões verdes previamente cozidos (e rijinhos). Ficou a refogar mais um pouco. Depois juntei o leite. Deixei cozinhar até o leite ser absorvido e quase desaparecer. Desliguei o lume e adicionei o bacon em cubos. O preparado ficou a repousar e a arrefecer antes de ser adicionado à mistura das natas. Fui então preparar o creme. Bati os 4 ovos muito bem e juntei as natas espessas, a pimenta rosa e preta, a noz moscada, e sal q.b.  O preparado das codornizes foi adicionado ao creme de natas e ovo. Barrei uma forma de pirex transparente (boa para ver se a massa está cozida) com margarina, cobri com a massa quebrada, deitei lá o preparado e cobri com queijo ralado. Foi ao forno a 200º durante, aproximadamente, 35 minutos ou até ficar corado como na foto. Muito bom e rápido de preparar! Bom apetite!

2 comments:

  1. ...e que boa que ela estava!! A Miss Sara é uma especialista destas coisas. Agora temos que tentar várias re-encarnações com muitos ingredientes diferentes.

    ReplyDelete
  2. Com as sugestões do Mr. Fofo não poderia correr mal. A ideia de usar as codornizes não foi minha....como sabes....

    ReplyDelete