Thursday, September 27, 2012

Rissóis de camarão e pescada


Esta é uma receita feita pela minha mãe. Simplesmente adoro rissóis e os dela são uma delícia! Dá um bocadinho de trabalho a fazer pois temos de fazer a massa, de a cozer, estender, mais a fritura e a confecção do recheio mas, verdade seja dita, compensa porque o resultado é muito diferente daqueles rissóis manhosos que se vendem nas pastelarias, com recheios estilo papa com um mini camarão lá espetado. Por isso, arregacem as mangas e mãos à obra!

Massa ♥ Ingredientes e preparação:
2 chávenas almoçadeiras de leite
2 chávenas almoçadeiras de farinha
1 casca de limão
2 colheres de sopa de margarina
sal q.b.

Ferve-se o leite com a margarina, o limão e o sal. Junta-se então a farinha e mexe-se bem, deixando cozer até a massa despegar do tacho. Cuidado com a intensidade do lume, não deixem a massa queimar! No fim, forma-se uma bola com a massa e deixa-se arrefecer dentro de um pano de cozinha para que mantenha alguma humidade, se secar muito torna-se mais difícil de estender.

Recheio ♥ Ingredientes e preparação:
2 postas de pescada
200 gr. de camarão descascado
1 cebola média e 1 alho
Azeite q.b.
Salsa
Pimenta
Sal

Coze-se a pescada e o camarão em água com sal. Reserva-se. Pica-se bem a cebola, o alho e a salsa e vão a refogar em azeite. Junta-se então a pescada picada ou esmagada entre os dedos assim como o camarão também ele picado. Uma pequena nota: geralmente a minha mãe usa o camarão picado porque um membro da minha família não aprecia comer camarão inteiro. Mas na vossa receita podem picar alguns camarões e deixar outros cortados em pedaços para que haja contrastes na consistência do recheio. Continuando...Mistura-se tudo muito bem, adicionando um bocadinho de água de cozer os camarões e a pescada para que o recheio fique húmido. Vão deitando aos poucos, um pequeno engano e o recheio fica ensopado. Rectificam-se os temperos se for necessário. Até podem pôr um bocadinho de noz moscada se apreciarem. Falta então tratar de massa. Vão tirando pedaços de massa e estendendo. Não estendam logo tudo de uma vez, eu acho mais complicado. Tira-se uma porção e deixa-se a restante a descansar sempre tapada no pano. Cortam-se círculos de massa com a ajuda de um copo com boca larga, coloca-se uma porção de recheio no meio e fecha-se o pastel calcando bem as pontas. Fica com forma de meia lua. No fim, é só passar o pastel por ovo batido, pão ralado e fritar até ficarem coradinhos! Bom apetite!


No comments:

Post a Comment