Wednesday, September 19, 2012

Restaurante "A Chaminé" 7/10

  
Durante as minhas férias no Algarve, fui ao restaurante "A Chaminé" em Altura. Como entrada, trouxeram o tradicional pão, azeitonas e patés. E também uns pastelinhos de bacalhau que mais pareciam de batata, saborosos quanto baste mas sem o dito peixe. Como é habitual, porque eu e a minha família já fomos a este restaurante umas quantas vezes, pedi o gaspacho como entrada. E devo dizer que vale a pena a visita apenas pelo gaspacho. Para além de saboroso, a apresentação é um mimo. Dispensa-se o habitual prato de sopa para se utilizar apenas umas tiras do que suponho ser curgete ou pepino. Os ingredientes são dispostos à volta para que o cliente possa adicionar a seu gosto. Muito bom! Pedi também o bacalhau à Chaminé. Um posta de bacalhau coberta por batatas e gratinado no forno, com abundância de azeite e alho. O bacalhau estava saboroso e suculento, e foi aprovada a batata frita em rodelas, tenra, embebida no azeite. Por fim, a picanha. A carne era macia e não envergonhou. Os acompanhamentos, batata frita e uma fatia de ananás grelhado. Tive também a oportunidade de provar o arroz de tamboril que achei mediano, pouco memorável, e a dose para dois era algo reduzida. E os bifinhos de peru com cogumelos vinham com um molho que, parecendo natas, sabia a aquilo que eu chamo de molho de pacote, não se consegue bem definir o que leva e não entusiasma. O arroz enformado que acompanhava os bifinhos estava mole. E já o ano passado aconteceu o mesmo. Na altura pedi um chateaubriand e o tal arroz tinha sido cozido em demasia, tornando-se desagradável. Já agora, lembro-me bem que a carne era insípida e os molhos pouco inspirados. Resumindo, este ano não tenho razões de queixa porque apreciei o que comi mas este restaurante, até pelos preços que cobra, devia ter mais cuidado na confecção de alguns pratos. Ao longo dos anos, a experiência tem sido demasiado variável. Leva a nota de 7/10 por a crítica ter sido feita com base na minha experiência pessoal neste ano de 2012.

No comments:

Post a Comment