Monday, May 2, 2016

Receitas da TV : Bolo nuvem de morango


Cá está o bolo a que me referi no post anterior, apelidado de nuvem de morango ou strawberry cloud cake. A receita não é minha, vi-a a primeira vez no 24 Kitchen pela mão da sra. Anabelle Langbein. Achei imensa piada à espuma de morango e, principalmente, à facilidade com que se faz. A primeira vez que fiz este bolo, por ocasião do aniversário da minha mini sobrinha de 5 anos, respeitei a receita quase na totalidade, omitindo apenas a canela, que considero muito saborosa mas excessivamente intrusiva e eu queria que o morango brilhasse. Se correu bem? Sim, caros leitores. Com esta receita também é difícil errar, não requer nenhuma técnica. No entanto, sendo à base de claras, é muito delicada e perecível. As claras em castelo, mesmo num merengue espesso, têm tendência a desfazer-se, a liquidificarem. Daí que a Sra. Langbein aconselha a refrigerar o bolo no congelador. O que cria outro problema. A base de bolacha fica rija como um corno. Para fatiar o bolo foi preciso recorrer ao músculo do Mr. Fofo, já que os meus "bracinhos débeis" não deram conta do recado, tal a forma como enrijeceu! Devo dizer que todos os comensais, até agora, gostaram muito do bolo, não há nada a apontar em relação ao sabor. Mas eu decidi que tinha de resolver o problema da fragilidade e evitar que a base ficasse dura. Portanto, para não congelar o doce, usei folhas de gelatina! Que mantiveram a textura de espuma mas deram maior resistência. Mesmo assim não convém apanhar calor porque amolece. Eu quis presentear uns amigos a quem prometera um docinho e devo dizer que a viagem de metro até Lisboa fez alguma mossa...
Primeiro, vou dar-vos o endereço do site da Sra. Langbein caso queiram ser totalmente fiéis ao original. E agora apresento-vos a minha versão, com menos açúcar, sem canela e com a inclusão de gelatina:

Ingredientes para o merengue ♥
250 gr. de morangos em pedaços médios
180 gr. de açúcar
2 claras
1 colher de sopa de sumo de limão 
4 folhas de gelatinha
0,5 dl de leite muito quente
pitada de baunilha


Ingredientes para a base ♥
200 gr. de bolachas digestive
100 gr de manteiga
um punhado de coco ralado

Preparação
Esta receita requer uma batedeira de mesa, pelo menos facilita muito o trabalho. Podem experimentar com uma batedeira de mão, suponho que não haja problema, só é mais cansativo. E aconselho a usarem uma tigela grande, com paredes altas, já que as claras sobem bastante. Vamos lá começar!
Eu pesei 200 gr. de bolachas digestive e, num recipiente, esmigalhei-as com as mãos até ficarem em areia grossa, com pedaços de bolacha à mistura, pois a textura tem mais graça se sentirmos substância ao mastigar. Juntei as 100 gr. de manteiga derretida, um punhado generoso de coco ralado e amassei bem. Se acharem que a mistura não está a ligar bem por ter ficado muito seca, usem leite para ajudar a "colar". Não é para ficar em pasta! Como sugestão, podem adicionar nozes picadas á base ou outro fruto seco de que gostem. Forrei uma forma de mola e fundo amovível com película aderente e cobri-o com a massa de bolacha (2). Salpiquei com coco ralado e levei ao frigorífico. Entretanto coloquei as 4 folhas de gelatina (das médias. Usei marca Gelita transparente) de molho em água fria para amolecerem. Na tigela da batedeira, pus os morangos cortados (1), as duas claras, o açúcar, o sumo de limão e a pitada de baunilha e levei tudo a bater em velocidade máxima durante 8-10 minutos (3). Enquanto as claras batiam, aqueci o leite até ficar bem quente e lá diluí a gelatina já amolecida e bem espremida. Certifiquem-se que fica completamente diluída, sem pedaços de gelatina! Adicionei, aos poucos, o leite ao merengue que tinha estado a bater  entre 8-10 minutos e deixei ficar a bater mais 2 minutos (4). Não se assustem se o merengue abater muito ligeiramente com a introdução do leite. Fui buscar a forma ao frigorífico, despejei lá o merengue e alisei. Passadas umas horitas, enfeitei com pedaços de morango e coco ralado. Para desenformar, comecei por aquecer uma faca em água a ferver e passei-a a toda a volta da forma para descolar a espuma das laterais. Aqueci várias vezes a faca e fui descolando por secções, secando sempre a faca depois de a aquecer na água. Na base, usei uma espátula comprida para separar a bolacha da película e "empurrar" o bolo para um prato largo. Espero que gostem desta receita! É perfeita para o tempo quentinho que já nos está a bater à porta. Até breve! 

1 comment:

  1. Produto de primeiríssima qualidade! Digo eu que já provei duas edições deste verdadeiro Chefe de Fila da Doçura. A textura em espuma é absolutamente fantástica e ainda incita mais à deglutição. Fico à espera das versões com outras frutas, em particular a de BANANA!! como diriam os Minions...

    ReplyDelete