Tuesday, July 18, 2017

Pork Wellington - Lombo de porco Wellington à moda da Miss Sara



Há anos atrás, quando o blog ainda não existia, fiz um beef Wellington aldrabado do qual apenas sobreviveu a fotografia. A receita, baseada em várias outras, ficou esquecida, embora tenha registado vagamente como a fiz anos mais tarde e aqui mesmo no blog. Neste post. Lá explico o porquê de ter optado e eliminado determinados ingredientes. Penso que desta vez fui menos radical, ou embirrante, se preferirem. É a idade a pesar...Esta receita não é a nova versão do beef Wellington porque apeteceu-me usar porco, mais precisamente um lombinho. É a a versão low-cost caso não vos apeteça investir num lombo de vaca. E é igualmente apetitoso. Alterei umas coisitas, voltei a não incluir crepes porque acho que a massa folhada basta. Odeio mostarda de Dijon, portanto optei por Ancienne (ou mostarda "normal") e em vez de pasta de cogumelos, que por alguma razão me causa desconfiança, usei cogumelos laminados e posteriormente salteados em azeite com cebola. É uma receita fácil e rápida de preparar, desde que não tenham a ideia maluca de fazerem massa folhada caseira.

Ingredientes:
1 lombinho de porco
1 latinha de foie gras ou patê
Presunto, 8-10 fatias (usei da Dulano, o fumado da floresta)
1 embalagem de cogumelos frescos (150-200gr)
Mostarda Ancienne ou da normal
1 rolo de massa folhada, de preferência rectangular.
Cebola
Alho em pó, pimenta, orégãos, sal qb

Preparação:
Em primeiro lugar, o meu ajudante Mr. Fofo, selou o lombinho de porco numa frigideira com um fio de azeite. O lombinho ficou com o exterior tostadinho a toda a volta, incluindo as pontas. Assim que ficou pronto, colocámos a carne numa tábua de cozinha a repousar e arrefecer. Na mesma frigideira onde o lombo foi selado, cozinhei os cogumelos com a cebola. Foi preciso adicionar mais um bocadinho de azeite, mas pouquinho. Temperei com pimenta, sal, e alho em pó e deixei reduzir totalmente a água que os cogumelos largam. Para me certificar que ficavam ainda mais sequinhos, deixei-os a largar o resto da humidade em cima de papel de cozinha.

Montagem:
Coloquei uma folha de película aderente em cima da bancada, bem esticada, e aí dispus as fatias de presunto, ao alto e lado a lado. Cobri estas com os cogumelos laminados e as cebolas, bem espalhados e em cima coloquei o lombo de porco, centrado. Barrei bem a carne com o foie gras. Se preferirem, usem patê do vosso agrado. O foie gras que usei vem dentro de umas latinhas pequenas, custa aprox. 5 euros a embalagem e é mousse, não um bloco, daí ser possível barrar. Com a ajuda da película aderente, fiz um rolo, de tal maneira que a carne ficou envolvida e tapada pelo presunto, estilo salsicha. Apertei bem a película aderente, dei um nó nas pontas e pus a refrescar no congelador, para ser mais rápido. Este passo facilita a montagem final com  a massa folhada. Deixei a carne uns 30 minutos no congelador. Entretanto, abri a folha de massa folhada, pincelei com a mostarda e no centro coloquei a "salsicha", tendo o cuidado de retirar a película aderente. Fechei a massa folhada sobre a carne, selando bem com gema de ovo. Pincelei o rolo com mais gema e polvilhei com orégãos. Levei ao forno durante 40 minutos a 180-200º. Deixámos repousar, fora do forno, durante 10 minutos e atacámos que nem leões esfomeados. Estava bom...

No comments:

Post a Comment