Friday, February 17, 2017

Mousse de chocolate


A receita de mousse de chocolate que aqui vos apresento não tem nada de alternativo nem original. Deve estar escarrapachada em qualquer livro de culinária. Simplesmente foi sempre assim que a fizemos. Aprendi com a minha mãe, que provavelmente aprendeu com o livro de Pantagruel ou directamente do Tesouro da Cozinheiras. Eu apenas reduzi a quantidade de ovos que originalmente usava. em vez de 8 ovos, leva 6 porque gosto da mousse um pouco mais densa. Esta ficou para além de densa. Ficou tipo estuque, mas do bom de comer. É que eu distraí-me e deixei o chocolate derretido repousar mais do que devia. E o chocolate volta a solidificar, principalmente neste tempo fresquinho.... Mas devo dizer que mesmo assim estava super saborosa! Forrou-me bem o estômago...

Ingredientes:
250 gr, de chocolate Pantagruel 70% de cacau
125 gr de chocolate Pantagruel (do original)
6 ovos
Manteiga q.b.

Preparação:
Para derreter o chocolate em banho maria, levam um tacho com água ao lume e deixam levantar fervura. Baixam o lume para o mínimo e colocam uma taça em cima do tacho, com o chocolate partido em pedacinhos e a manteiga (uma colher de sopa bem aviada). O chocolate derrete rapidamente. Desligam o lume e deixam a taça quietinha. Nada de a tirarem para cima da bancada. Se houver alguma alteração brusca de temperatura, o chocolate endurece num ápice. Portanto, deixam o chocolate arrefecer em cima do tacho até estar à temperatura ambiente. Mas tenham mais atenção do que eu.....é suposto continuar cremoso. Separam as gemas das claras. Batem as claras em castelo bem firme até formar bicos. E juntam as gemas ao chocolate. No fim, envolvem as claras no creme de chocolate e ovos, suavemente para que a mousse fique "arejada". Depois é só distribuir por potinhos bonitos e, neste caso, cobrir com pedacinhos de chocolate com avelãs. Deliciem-se!

E vejam lá isto....eu ainda não conhecia mas parece que há um chocolate Pantaguel com sabor a cappuccino. Opa! Vai ser a minha próxima aventura. Depois digo-vos se vale a pena.


No comments:

Post a Comment