Saturday, December 19, 2015

Doce picante de tomate


Para os apreciadores de picante, esta é uma boa alternativa aos doces de fruta. Até serve para oferecer na quadra natalícia. As quantidades desta receita são pequenas, porque fiz a contar apenas com uma refeição e não com o intuito de enfrascar. Se tencionam oferecer a uma ou duas pessoas, convém, no mínimo, triplicar a receita. O tomate tem muita água e reduz consideravelmente. Em relação a um dos ingredientes, o vinagre de canela e alecrim, não tenho a certeza de ser possível encontrar à venda  porque penso ter sido uma edição especial da Paladin. Em substituição, podem usar vinagre normal e adicionar meio pau de canela e um raminho pequeno de alecrim. A malagueta que usei era vermelhona, pequena mas poderosa, que até me fez espirrar enquanto a preparava. Não ficou estupidamente picante, que eu gosto pouco que me caiam ranhocas enquanto como. Mas a malagueta deu um coice simpático ao doce. Podem sempre adicionar mais malaguetas, se gostarem de pólvora.

Ingredientes:
4 tomates
1 pimento vermelho avinagrado
1 malagueta
3 colheres de sopa de açucar
Vinagre de canela e alecrim
Sumo e um pedacinho de casca de limão
Pimenta preta
Alho em pó
Pitada de sal

Preparação:
Usei a picadora para triturar os tomates grosseiramente, com sementes incluídas. Coloquei num tachinho. Cortei o pimento em cubos pequerruchos. Retirei as sementes da malagueta, devidamente equipada com luvas, e cortei em pedacinhos pequenos. Juntei o pimento e as malaguetas ao tomate e de seguida adicionei os temperos. Pimenta preta a gosto, alho em pó, uma pitada de sal, o sumo do limão e um pedaço de casca, o açucar, e uns borrifos de vinagre. Deixei em lume brando até a água do tomate reduzir e a polpa ficar espessa, em geleia, tal como está na foto. Espero que gostem.

Se quiserem saber com mais detalhe como fazer doces, visitem o link do doce de abóbora e da marmelada e também podem aprender a forma de os conservar.

No comments:

Post a Comment