Thursday, November 6, 2014

Robalo ao sal (com vídeo exemplificativo)



Cucu! Estou de volta! E aproveito para inaugurar a introdução de vídeos no blog. Sempre que se justificar, irei adicionar um filme que ilustre uma técnica mais complicada. Criei um channel no Youtube a partir do qual irei "linkar" os vários filmes. Para já, podem ver o quão simples é preparar um peixinho ao sal e removê-lo das crosta. O Mr. Fofo mostra-vos, com mestria, que é muito fácil. Ao todo, têm 3 filmes para ver. Neste post inseri directamente apenas o primeiro, pois não quis sobrecarregar a página com mais. Para escolherem os restantes, basta ir à opção Playlist, mesmo ao lado do título do filme, e podem visioná-los todos aqui mesmo, sem irem ao Youtube. Super práctico! O petisco em si é muito rápido de preparar. Convém comprarem um robalo robusto (o nosso era perfeito para duas pessoas), de dimensões generosas, o qual é colocado sobre uma cama de sal, dentro de um tabuleiro. Cobrem o peixe totalmente com mais sal e levam ao forno durante 35 minutos. O nosso robalo não foi amanhado porque não quisemos correr o risco de o sal entranhar demasiado no peixe. Caso optem por peixe amanhado, fechem bem a barriga. E não adicionámos temperos extra, foi mesmo só o sal. Com um peixinho tão bom como o robalo, não é preciso mais nada. E perguntam vocês se o peixe ficou salgado? Não senhor, não ficou! A pele do peixe, que é retirada depois de cozido, é o suficiente para proteger o bichinho. E desde que respeitem um tempo adequado de cozedura, a carne mantém-se rijinha e suculenta. Agora façam vocês! Com as nossas instruções, já não têm desculpa para não fazer peixe ao sal. Até ao próximo petisco.

4 comments:

  1. ...e marchou que foi uma maravilha. Vale bem a pena arriscar fazer esta receita. É practicamente "à prova de azelhice". Quanto lá às teorias do "saudável"... bom é um simples bónus que nós não nos deixamos influenciar por essas coisas terrenas.

    ReplyDelete
  2. Robalo ao sal? Oh...e fui eu que escrevi este post? Varreu-se-me este petisco! Devo ter comido uma pequena lasquinha de peixe e daí as dificuldade em me lembrar das sensações....

    ReplyDelete
  3. Existem registos de casos severos de obnubilação devido a empanturramento extremo com peixinho de boa qualidade, escolhido a dedo pelo Mr. Fofo apara a Miss. Sara.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obnubilaquê???? UAU! Que palavreado. Aprendi uma palavra.

      Delete