Wednesday, March 26, 2014

Gnocchi com molho de tomate e coco


Aqui vos apresento o resultado dos meus gnocchis caseiros. Como não tinha ponto de referência, por nunca ter provado este tipo de massa, e depois de ter preparado os meus e congelado, comecei por ir ao supermercado e comprar gnocchis de uma marca italiana. Devo dizer que eram bastante sensaborões. O que os safou foi tudo o resto que adicionei à sua preparação. Aliás, é melhor começar a pensar nos temperos com que vou adubar a próxima dose, pois ainda me sobrou mais de meia embalagem. Foi com muita satisfação que descobri que os meus gnocchis caseiros são muito melhores! Ficaram com uma textura suave, sem ser maçuda, e eram saborosos, já que lhes adicionei alguns temperos na preparação da massa cuja receita encontram aqui. Eu usei todos os gnocchis da receita base (600gr), que dá para 3 pessoas comilonas. Esta prato é bastante fácil e rápido de fazer:

Ingredientes
600 gr. de gnocchis
1 farinheira de vitela mirandesa
1 latinha de creme de coco (usei Koala, uma lata pequena de 200 gr, penso eu)
1 lata de tomate
1 lata pequena de ervilhas
1 cebola média
2 alhos 
Pimenta preta, sal, pimentão vermelho, orégãos

Preparação
Comecei por retirar a pele á farinheira e fazer bolinhas com o recheio, como se fossem almôndegas. Reservei. Piquei a cebola e o alho numa picadora e levei a aloirar num tacho com azeite. Enquanto cozinhava, reduzi o tomate escorrido a puré. Adicionei à cebola, temperei com os orégãos, a pimenta, o sal e o pimentão vermelho. Deixei apurar. Juntei a latinha de creme de coco e ficou a cozinhar até reduzir um bocadinho, sempre em lume brando. Entretanto, tratei dos gnocchis que foram cozidos em água. Num tacho, levei água a ferver. Deitei uma mãos cheia de gnocchis de cada vez. Ao entrarem no tacho, foram ao fundo e assim que começaram a flutuar, retirei-os para um passador de rede para que perdessem toda a água. Por fim, desliguei o lume do molho e adicionei de imediato os gnocchis e as ervilhas e envolvi bem e, em último lugar, as bolinhas de farinheira que cozeram no calor do tacho bem tapado. Espero que gostem desta receita. Em breve irei experimentar outras alternativas. Até breve!

2 comments:

  1. Eu ainda não provei gnocchi, de forma nenhuma... mas tenho bastante curiosidade!
    Este prato ficou com um aspeto mesmo saboroso, esse molho está uma verdadeira perdição :)

    ReplyDelete
  2. A comida deveria ter nomes simples, pronunciáveis. Esta invenção Italiana tem um nome que devidamente pronunciado parece mais uma exclamação de enfado que própriamente um apelo ao apetite. De qualquer modo, a Miss Sara tem o poder de nos fazer esquecer esses pequenos problemas. Gostei destes "coisos". Não sei a receita é fiel, nem é coisa com que o meu estomago se preocupe. Gostei! E estou pronto para mais.

    ReplyDelete