Friday, February 28, 2014

Tagliatelle integral com camarão e bacalhau


Apresento-vos o resultado da minha massa integral, desta vez em forma de tagliatelle. A diferença de sabor em relação às massas de compra foi notória. Não só pelo uso de uma farinha integral, mais apaladada, mas pela própria textura que dava para sentir o cereal. Nesta receita usei cogumelos, camarão, bacalhau e couve romanesca. E o que é couve romanesca, perguntam vocês? É da família da couve flor e dos bróculos.O sabor é parecido com o da couve flor mas mais suave e delicado. O que me atraíu foi mesmo o aspecto, é pontiaguda, quase estranha e tem um verde muito bonito. A preparação da massa é muito simples, não vos dou medidas exactas, não é necessário.

Ingredientes
Massa tagliatelle
1 posta de bacalhau
10 camarões
Cogumelos marron
Couve romanesca
2 dl pacote de natas
Alho, cebola
Pimenta preta

Preparação
Cozi a posta de bacalhau e os camarões na mesma água e assim que estavam prontos, retirei-os para um prato e deixei a água ao lume para reduzir (fiquei com aproximadamente 1 dl). A esta água adicionei 3 folhas de lima. Num tacho, fervi a couve romanesca mas tive o cuidado de a deixar rijinha. Cortei os cogumelos em rodelas e refoguei-os em azeite até perderem a água. Assim que estavam no ponto, adicionei alhos picados, cebola em cubinhos, acrescentei um pouco de azeite e deixei apurar. Adicionei as natas que cozinharam até engrossar um pouco, juntei a água de cozedura do peixe, os camarões o bacalhau e os temperos e deixei aquecer bem. No fim, já com a massa cozida em água e sal, juntei esta ao molho e envolvi muito bem. Espero que gostem!

2 comments:

  1. A proficiência da Miss Sara com as massas é por demais conhecida. Neste caso está compaginada com a criatividade para ir muito além do que são os tradicionalismos. Isto é um Tagliatelle à antiga Portuguesa. Até aquela couve, com um nome e uma forma esquisitóide me soube bem.

    ReplyDelete
  2. Brevemente volto à carga. Ando com as nozes na cabeça! E quero dar cores bonitas à massa... Só me falta comprar o raio da sêmola.

    ReplyDelete