Thursday, January 9, 2014

O meu bolo-rei


Agora que o Natal acabou e o dia de Reis já se foi, decidi fazer bolo-rei pela primeira vez. Que bonitinhos que ficaram! Estou no bom caminho. Falta-me obter uma massa mais fofinha, tem de levedar mais e parece quer pus um bocado de açucar a mais. Mas o sabor está quase lá. E porque decidi eu fazer o meu próprio bolo-rei? Porque estou cansada de sucessivas desilusões. As confeitarias onde os comprava parece que resolveram dormir á sombra da bananeira e têm vindo a apresentar bolos cada vez mais ranhosos. Este ano foi a vez da Confeitaria Nacional. O bolo deles estava sensaborão e seco. E eu acho pouca graça quando me fazem destas. Por isso, cabe-me a tarefa de fazer um substituto digno e acabar com gastos desnecessários em produtos de segunda. Mas só vos dou a receita quando chegar a um resultado totalmente satisfatório. Lá para a Páscoa tento fazer outro, agora é tempo de desobstruir as artérias e jejuar (espiritualmente, que o corpo pede substância). Beijinhos! 

2 comments:

  1. Dizem que o Bolo-Rei tem origem Francesa ou ligada a alguém que trabalhou em França. Talvez venha daí a minha indiferença pelo dito cujo exemplar. Sempre me pareceu que com uma tradição tão húmida da doçaria Portuguesa (e é melhor nem começar a enumerá-las) o Bolo-Rei era claramente uma espécie menor, apoiada numa tradição que já não é o que era, e portanto votada a uma extinção mais ou menos rápida ou pelo menos circunscrita a um habitat em declínio. Talvez seja hora de rever a minha posição dados os pergaminhos da Miss Sara nesse campo...

    ReplyDelete
  2. Está provado que não és apreciador. Nem o meu bolinho titilou as tuas papilas gustativas. Os apreciadores a quem dei a provar gostaram muito, por isso, mais uma vez, a Miss Sara fez um bom trabalho, passível de ser melhorado, é certo.

    ReplyDelete