Monday, August 20, 2012

Carne de vaca guisada


Para aproveitar vegetais que tinham sobrado da receita das gyozas, resolvi fazer um guisado. É mais um prato de inverno, confesso que fiquei cheia de calor enquanto comia o petisco mas mesmo assim valeu a pena porque estava bem apetitoso! Usei carne de vaca para cozer, cortada em tiras grossas. Num tacho coloquei cebolas cortadas em cubos e 2 alhos esmagados, juntamente com o azeite. Adicionei a carne e deixei ao lume até refogar só uns 5 minutinhos até a carne mudar de cor. Temperei com vinho do Porto ruby em vez de vinho tinto. É que eu não aprecio beber vinho do Porto ruby, para mim tem de ser tawny e de preferência bem envelhecido, logo usei para temperar a carne mas podem usar vinho tinto de mesa. Adicionei pimenta, sal, uma folhinha de louro e um bocadinho de tomilho e tapei a carne com água. Tampa no tacho, vai ao lume até a carne estar tenra. Eu fui controlando o nível de água durante a cozedura, não deixem secar, a carne deve estar quase coberta por água! Quando a carne estava no ponto, cortei as cenouras em cubos e a couve em pedaços médios. Primeiro adicionei as ervilhas e as cenouras, deixei cozerem um bocadinho e só depois juntei a couve, que é rápida a cozinhar e só deve entrar no fim para se manter rijinha. Rectifiquei temperos e servi! Bom apetite!

No comments:

Post a Comment